quinta-feira, 23 de julho de 2015

O SEGREDO DO SUPER HOMEM




A maioria dos cristãos discipulados conhecem a máxima do livro de Hebreus capítulo um, verso primeiro:

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Curiosa a forma com que o autor fundamenta algo tão insubstancial.

A fé é algo subjetivo, imaterial. Não é passível de constatação em um primeiro momento, uma vez que parte de uma manifestação do íntimo. Logo, como pode algo próprio do campo das ideias se tornar um firme fundamento? Percebo que esta definição acaba por fazer uma transposição de campos.

Eu posso crer em algo, e por crer, certamente acabarei me movendo nesse sentido. Tal movimento trará a prova a possibilidade da concretização de minhas expectativas. Percebam a linearidade da questão.

Dizer que espero por algo, não quer dizer que creio nesse algo. A diferenciação paira exatamente no movimento que eventualmente poderei fazer rumo ao que espero. Se me movimento, creio!

Em Mateus 9:27, aprendemos com Jesus, em um episódio de cura, o poder sobrenatural da fé.

O texto traz inicialmente que os cegos clamaram.

O clamor, demonstração da intenção, por si só evidencia o primeiro nível de fé. Por isso sabemos da importância da oração.

A oração positiva é aquela onde se declara uma intenção, baseando nos princípios bíblicos e nas promessas.

Após clamarem, os cegos se aproximaram.

Aproximar-se de Deus exige uma medida de fé diferenciada, um segundo nível de fé.

Uma coisa é conhecer, outra é prosseguir em conhecer a Deus (Os6:3). Tem gente que acha que está indo para Deus, mas não está. O cristianismo é algo fluído, e aqueles que alcançam a medida de fé para aproximarem-se de Deus, são verdadeiramente transformados.

Ao se aproximarem de Jesus, os cegos ouviram a sua indagação. Ele poderia simplesmente tocá-los, ordenar o milagre ou qualquer coisa do tipo, mas para mais uma vez nos ensinar sobre as nossas potencialidades, ora tão distorcidas por causa do pecado, o Cristo determina que fosse feito segundo a fé daqueles cegos.

Esse é um entrave que sempre nos cerca quando oramos e parece nada acontecer.

Não que Deus não nos ouça, mas muitas vezes, nós é que não o ouvimos dizer: "Seja segundo a vossa fé!" E se pouca for a fé, evidente que pouco será o milagre.

Em Lucas 17:5,6, os discípulos pedem a Jesus que lhes aumente a fé. Jesus não lhes concede o acréscimo de fé, antes, enfoca o poder daquele ato genuíno.

A fé é uma conquista pessoal, gradativa.

Importante destacar aqui a fé prática, aplicável ao dia a dia.

A Bíblia nos ensina ainda sobre outras formas de fé, que talvez abordaremos um dia desses.

Cumpre destacar que fé todo mundo tem em alguma coisa. Até aquele que diz incrédulo, precisa acreditar que é incrédulo. Simples assim.

Romanos 12.3 Paulo destaca que Deus repartiu medida de fé a cada um.

Precisamos entender que Deus nos confiou grande e poderosa arma de ação no mundo espiritual: a nossa fé.

Este é o tempo de alinhar nossas crenças com relação a Palavra de Deus e buscar formas práticas de manifestar aquilo que acreditamos.

Encerrando o assunto, recordo-me da passagem em que Jesus norteia a pescaria de Pedro e este diz: "Senhor, sob tua palavra lançarei minha rede!" (Lc 5:5).

Crer em Deus é bem mais que um ato litúrgico. Crer em Deus é viver milagres!

Que a semente caia em terra boa!

Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário