sábado, 18 de julho de 2015

MAIS IMPORTANTE DO QUE ELE FAZ, É O QUE ELE PENSA A SEU RESPEITO!

No livro de João, capítulo 8, temos uma gloriosa passagem onde Jesus, mais uma vez, ensina os homens a serem homens!

Terrível essa nossa velha mania de nos sentirmos deuses. Sim, pois todas as vezes que julgamos nosso semelhante, basedo em suas ações, ou em nossos dogmas, estamos tentando deixar a nossa humanidade, tão recriminada por nós mesmos, estamos tentando expiar no outro essa nossa natureza humana e pecaminosa que insiste em nos dizer que somos imperfeitos e errantes. Insuportável verdade!

A passagem da mulher pega em adultério diz muito sobre o comportamento social contemporâneo. 
Percebam que o texto diz que a mulher foi levada até Jesus. Entendo que maior favor não poderiam ter feito aquela mulher. Se não fosse a exposição do seu conflito, a vergonha da publicidade, não haveria redenção e nova postura.

As vezes não entendemos o porque de algumas situações de derrota, de vergonha em nossas vidas. Costumamos dar ouvidos ao apelo ético do legalismo cristão, aquele mesmo que diz que Deus ouve todas as nossas orações, responde, paga nossa conta e ainda dá gorjeta ao garçom.


Jesus foi categórico ao repreender aquelas pessoas que tentavam desesperadamente expiar seus próprios pecados naquela que evidenciaria o lado oculto, vexatório e latente de todos aqueles homens.

O ponto alto é o momento em que a mulher ficou a sós com Jesus. Ser livrada da ameaça foi menos importante perto do diálogo que se anunciara. Estava novamente a sós com um homem, que também não lhe pertencia, mas que diferente dos demais, não emanava desejo, senão o de amá-la e respeitá-la, não pelos seus atos, mas pela sua essência.

"Nem eu te condeno", essa absolvição não foi um ato público, pois competia destacar somente a ela significava na sua subjetividade. 

Aquela mulher descobriu, em sua época e pode ser ensinada sobre a grandeza de ter sua essência descoberta por aquele que a conhecia, para além de suas práticas.

Não deixe se medir pela suas obras!
Você é o que Ele diz que você é.

Que a semente não caia em meio a espinhos!
Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário