sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O ENCANTO DA MAÇÃ

Certa vez ouvi em algum lugar que não me lembro no momento, a seguinte expressão: "Em uma batalha, nem sempre o exército mais forte é o vitorioso, mas sim o mais bem preparado estrategicamente!"

A lógica muitas vezes nos impõe uma verdade factual acerca das coisas. Como se força fosse sempre sinal de vitória. Nossa mente capitalista nos ensina isso. 

Mas a natureza nos ensina que nem sempre a força é sinal de prevalência, mas sim a capacidade de adaptação estratégica.

A bíblia nos orienta a nos precavermos quanto a artimanha do mal, a não ignorarmos sua forma de agir.  "...a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções" (2Co 2:11).

O Apóstolo Paulo nos alerta em sua carta aos coríntios, a não sermos complascente como foi Eva, não nos deixando sermos seduzidos pela astúcia do mal em nossa mente.
 
"...a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções. O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo"  (2Co11:03).

Mas como foi que a serpente enganou a Eva? Temos por imagem infantil, a história de uma mulher tola, que ignorando todos os preceitos descritos pelo dono do jardim, comeu a maçã que a cobra ofereceu, dando-a para seu marido, o jardineiro.

Teria sido tão simples assim? Seria Eva tão débil a ponto de se deixar levar pura e simplesmente por uma serpente faladeira, mal intencionada pendurada em uma árvore?

Salvo a alegoria, cabe a nós algumas reflexões sobre o texto de gênesis 3:01,06.

"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: 'Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim'?"
Respondeu a mulher à serpente: "Pode­mos comer do fruto das árvores do jardim,mas Deus disse: 'Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão' ".
 
Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal".
 
Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e ­o deu a seu ma­rido, que comeu também."

Vemos traçada no texto  a artimanha do mal para induzir a criação de Deus ao erro e as consequências da desobediência. 

Tal ação repercute sobre a raça humana até os dias de hoje, sendo que a todo tempo, várias serpentes estão a atormentar a humanidade, induzindo-a ao erro e à destruição.

Quando a serpente interpela a mulher, a primeira coisa que ela faz é QUESTIONAR as diretrizes de Deus.

Nenhum mal, inicialmente já se apresenta como algo nocivo na nossa vida. Seja por uma dúvida, uma interpretação diferente, ou até mesmo a não afirmação do que é correto, a abertura a tal situação já é precedente para interagirmos com o mal.

Após questionar, a serpente passa então a NEGAR a palavra de Deus. Distorcendo o entendimento, o mal promove uma desestabilização da nossa fé, sendo a negação sempre precedida pela dúvida.

Uma vez  negada a palavra, que é o nosso sustento, o próximo passo do inimigo é ILUDIR o ser humano, procurando preencher com ilusões o espaço antes destinado ao exercício da fé. Percebam que após o diálogo com a serpente, esta passou a notar o fruto sob um novo prisma, o prisma da ilusão.

Nesse estágio, o homem abandona a palavra de Deus que gera expectativa de vida, e se deixa levar pela falácia do inimigo que gera morte.

No estágio de ilusão, destacam-se as mentiras. O homem então, cego, desvia seu norte, abdicando das promessas de Deus a seu respeito, tudo pela ânsia de se obter uma vantagem que não lhe custe tempo e nem fé.

O imediatismo tem sido o mal desta geração, que cada vez mais se vê iludida pelas mentiras que lhe são colocadas.

O povo de Deus deve vigiar e atentar para a forma com que o mal se aproxima, buscando em Deus estratégias para lutar, resistir e vencer.

Há vitória para aqueles cuja força está em Deus. 

"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados"(Salmos 84:5).

Que a semente brote.
Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário