quinta-feira, 5 de novembro de 2015

UM CHÁ COM ALICE

Aniversariar é viver um dos dias mais esperados do ano. É completar mais um clico de vida, receber os cumprimentos e perceber através das demonstrações de afeto (???) o quanto o outro lhe considera.

Aniversariar é uma oportunidade de rever os conceitos, balancear o ano vivido. É uma espécie de natal temporão. É trocar a última unidade da nossa idade, ou talvez toda a fração, dependendo...

Aniversariar é tentar entender que estamos um pouco mais distante da meninice tão costumeira e um pouco mais perto da ideia de finitude. É atentar as manifestações do corpo que chama por atenção, por cuidado.

Aniversariar é se sentir especial por um dia, é sentir-se dono de uma data totalmente ligada a própria identidade. É encarar-se como o mesmo, só que potencialmente modificado pelo o que o tempo já fez desde o último aniversário.

Agora pergunto: Isso tudo acontece apenas em um único dia? E no restante do ano, o que percebemos?

Lembro-me da alegoria citada na célebre obra de Lewis Carroll no livro Alice Através do Espelho, onde o  desaniversário é um evento comemorado em todos os outros dias que antecedem e procedem ao aniversário.

Concluo deste modo que o desaniversário deveria ser adotado por todos nós, pois desaniversariar é viver!

Por mais válido que seja comemorar a data do nascimento e fazer menção a este dia tão especial, cabe destacar todos os outros dias que carregam a nossa vivência, e destacam-se mais do que o próprio aniversário, mas que deles não fazemos menção.

Tudo bem que não dá para comemorar a vida todos os dias, soprando velinhas ou soltando rojões, mas cá entre nós, o que dá pra fazer é repensar nossa postura e tentarmos ser mais agradecidos pela vida que se renova todas as manhãs.

Desaniversariar é prosseguir, independente do aspecto dos dias. É levantar todas as manhãs e labutar em prol dos objetivos que almejamos.

Desaniversariar é crescer como gente, é qualificar-se frente as demandas da nossa história. É acreditar no segredo da vida, revelado em doses homeopáticas todos dos dias.

Desaniversariar é antes de tudo demonstrar apego pela existência. É procurar evidenciar aquilo de bom que a vida oferece. É preocupar-se em fazer o bem em nome da honra de se nascer gente.

Por fim desaniversariar é comemorar todos os outros 364 dias do ano que não estão descritos na identidade mas que fazem parte da vida. É utilizar os dias para compartilhar com quem se ama, as melhores emoções que se podem dividir.

Aprenda que as rugas  e os fios de cabelo branco não esperam o aniversário para aparecerem, as más notícias também não.

Nossa vida é muito efêmera para ser comemorada apenas um dia do ano, por isso agradeça, pois não se pode prever quantos aniversários ou desaniversários você ainda terá.

"O homem é semelhante a um sopro; seus dias, como a sombra que passa." (Sl 144:4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário