terça-feira, 28 de julho de 2015

DE TUDO O QUE APRENDEMOS COM O EGITO



Ás vezes achamos nossa vida tão complicada, não é mesmo? Parece que sempre temos tanto por fazer, seja no aspecto pessoal, social ou material.
Quantos de nós, já traçamos planos a curto, médio e longo prazo, sem nem sequer nos mover naquele sentido?
Somos insatisfeitos por natureza; angustiados por estarmos acondicionados no tempo que não espera por ninguém, nunca...

Quão bom seria se pudéssemos simplificar nossa trajetória de vida, ajustando-a sob uma perspectiva mais prática e mais previsível, pois dura coisa é saber que o porvir advém do desconhecido e nem sempre se alinha as nossas expectativas.

Teria a Bíblia (manual do homem), um modelo de vida na terra no qual se englobaria todos os homens? Digo mais, haveria como identificar os estágios em que nos encontramos e poder passar a nortear nossas atuações com base em alguma prescrição de vitória?

Sim, na Bíblia estão as respostas a todas as nossas perguntas. Nela, as histórias ocorrem em ciclos que se repetem, geração após geração, ao que entendemos ser respostas de Deus a própria condição da raça humana, sempre dependente de um redentor.

Historicamente vemos no livro do Êxodo, a condição dos hebreus, que dadas as circunstâncias, foram acondicionados e escravizados no Egito, libertos e murmurantes no deserto e por fim, batalhadores e conquistadores em Canaã.
Eis o que precisávamos. Uma história em três ciclos. Do Egito, pelo deserto até Canaã. Da vergonha à vitória! Três estágios a que estamos acometidos ao longo de nossa vivência.
A Hermenêutica nos permite compreender o significado das escrituras e aplicá-las aos nossos dias. Pois bem, assim, temos muito para apreender com o povo de Israel.

"E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel..." (Êxodo 3:7,8)

A primeira fase do ciclo é a fase da prisão.

Deus viu a aflição do povo aprisionado. Nossa vida inicia assim também, sob a prisão do pecado. Nascemos longe de Deus, apesar de sermos conhecidos Dele.

Assim como no Egito, Deus enviou o libertador para que o povo fosse liberto do reino maldito, assim é conosco, Jesus é o libertador enviado para resgate.

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”
(Colossenses 1:13)

Há tanta gente presa hoje em dia. Presas em um passado escravizador; escravas de suas próprias vontades. Muitos vivem como se fossem livres, mas na verdade estão presos.

No Egito não há vitória e nem paz, só escravidão.

Não devemos esperar por outro Moisés. Jesus é o mediador da nova aliança.

Segunda fase: aprendizado no deserto.

Ao deixar o Egito, o povo foi conduzido ao deserto para uma quebra de paradigmas.

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não”. (Deuteronômio 8:2)

O deserto nos ensina a perseverar, a ver oque há de verdade em nós. O próprio Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado. Foi tentando não na sua força, mas na fraqueza de sua carne.

Questionamentos abundam nossa mente quando estamos passando pelo deserto. Queremos saber o porque das situações tão desoladoras que nos envolvem. Mas devemos saber que deserto é lugar de silêncio.

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.” (Êxodo 14:13).

Jesus repreendeu satanás com poucas palavras. Saiba atravessar o deserto.

Outro fator importante a ser pontuado é que assim como o povo hebreu, quem determina o tempo de escassez somos nós.

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”. (Efésios 5:15-17).

Para alcançarmos as promessas e a aliança que Deus fez é preciso sermos aperfeiçoados no deserto.

Terceira fase: Guerra e conquista

O povo hebreu ao atravessar o rio Jordão, passou a guerrear contra os gigantes da terra. Mesmo tendo a promessa, tiveram que guerrear a favor dela.

A conquista é sempre construída sobre um espaço geográfico liberado em promessa.

É para isto que nosso carater é forjado no deserto, para que sejamos conquistadores.

Para os filhos de Israel, a morte de Moisés e a sucessão de Josué, indicou o fim do trajeto da liberação do Egito e o começo da conquista da promessa.

Na fase da conquista, precisamos ter o caráter de Josué, sabendo que ninguém o poderá resistir.

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”(Josué 1:1-9)

Aprendemos com Josué que o conquistador:

1) Se levanta; em qualquer situação. Se cai não fica prostado, faz parte de seu caráter.

2) Retém a promessa; lembra da promessa feita e caminha em sua direção.

3) É forte e corajoso para agir; desbrava e faz acontecer. Não espera pelo outro.

4) É forte e corajoso para obedecer; Mantém os princípios da Palavra, age com assertividade.

5) É forte e corajoso para confiar; não teme as circunstâncias, antes, mantém a aliança com Deus sempre vívida.

Josué guerreou contra os gigantes da terra e os expulsou. Só assim alcançou a promessa.

Só possuímos a terra se agirmos; só agiremos se formos conquistadores; só seremos conquistadores após a travessia do deserto; só atravessaremos se formos livres.

Dai eu te pergunto: Em que fase você está? Se preso, clame. Se na escassez, silencie. Se na guerra, conquiste!!

Que a semente não seja devorada por pássaros!
Paz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário