quinta-feira, 23 de julho de 2015

PERMANECER




Não sei quanto a você, mas por vezes já me percebi pedindo a Deus muito mais do que devia, muito além do que julgava necessário. Quantas vezes iniciei minhas orações agradecendo a Ele por me ouvir e por este mesmo motivo repassava oralmente minha lista de pedidos e desejos.

Culturalmente fomos configurados a sempre esperar mais de um pai. Desejamos sermos supridos em nossas necessidades, atendidos em nossos anseios e satisfeitos em nosso ideal de completude.

Essa nossa ânsia por mais é legítima e constituinte de nossa identidade. Sem ela não haveria vigor para viver o porvir.

Para com Deus, nossa ânsia é plenamente aceita e correspondida, ao que nos garante reciprocidade: "Eu amo os que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. (Pv 8:17).

Mas, talvez, contrariando nosso argumento, Davi nos ensina uma súplica sucinta, mas que se torna uma chave para grandiosas e duradouras conquistas.


"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." (Sl 27:4).

Para além das nossas cansativas orações, súplicas extensas e pedidos variados, o salmista nos ensina a necessidade de apresentar a Deus, uma única petição: A permanência em Sua casa.

Ora, tal lógica nos surpreende. Nada mais coeso do que querer permanecer no local da benção. Estar plantado na casa de Deus nos possibilita resistir as adversidades, zelar pelo coração fragilizado pelas ilusões da vida e a reconhecer a fonte da boa dádiva.

Davi pediu por permanência. Esse é o segredo. Permanecer!

Habitando na casa de Deus alcançamos mais intimidade que gera mais transformação do nosso caráter.

Habitando na casa de Deus todos os dias, contemplamos Sua formosura, ou seja, tudo que queremos é experimentar da formosura de Deus em nossa vida, seja na sequidão dos nossos caminhos, seja na angústia do nosso imperfeito coração.

A formosura de Deus nos transforma.

Habitando na casa de Deus temos condições de fazer perguntas A Ele, condições de nos relacionar com o que é perfeito. Sim, porque nossas orações são facilmente decifradas pelo desejo de sermos melhores, satisfeitos, polidos e completos. Só que de nada disso adianta para aquele que não permanece.

A permanência em Deus é sinal de vitória. Tanto no dia mal, como no dia da provisão.

Decida permanecer na casa de Deus; decida fazer de si uma morada permanente para Sua glória.

Repense sua lista de pedidos...

Que a semente permaneça!

Paz.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hoje cantamos no louvor da igreja um hino que diz; meu prazer é viver na casa de Deus, onde flui o amor...
    Lembrei do seu texto. Realmente a Casa do Pai é o melhor lugar pra se estar e um lugar que necessitamos estar. A comunhão é o aprendizado que adquirimos ali são fundamentais para o exercício da nossa fé. Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia nesta manhã. A palavra de Deus é viva e eficaz e Ele está sempre a nos ministrar. Obrigado pela leitura, obrigado pela lembrança. Que a Paz inunde seu coração e faça sempre permanecer!

      Excluir