quarta-feira, 12 de agosto de 2015

AMIZADES ESCASSAS E OS SEGREDOS DISSOLVIDOS: EM TERRA DE FALSIANE, QUEM TEM UM AMIGO VERDADEIRO É REI!

Com as constantes inovações tecnológicas no campo da comunicação, uma nova seara passou a existir: o das pessoas que expõem suas vidas nas redes sociais sem o menor senso crítico.
Todos dos dias acompanhamos pela mídia, escândalos e boatos acerca de fatos de ordem estritamente pessoal dos envolvidos, mas que vazam pelos veios dos aplicativos de smartphones e assim ganham o mundo.
Com isso, entram em cena também as mais sórdidas demonstrações de agressividade, inveja e desprezo que o ser humano pode ofertar. O substantivo amigo acaba adquirindo um tom pejorativo, e ao ser pronunciado, comumente acaba por indicar o contrário, alguém detestável. 
Esse novo tipo de "amizade",  abunda as redes sociais e trazem grande transtornos para uma geração que não soube conquistar amigos e por isso vê-se as avessas para se livrar dos inimigos.
Só no Brasil, pesquisa revela que oito a cada dez internautas possuem conta no Facebook. Isso nos mostra um novo padrão de comportamento e suscita algumas questões. Será que as pessoas estão se comunicando mais ou estão se expondo mais? 
Seriam os conflitos de hoje, segredos de ontem? E antes da publicidade, a quem destinávamos os nossos segredos?

Hoje em dia muitos estão preocupados em obterem cada vez mais amigos virtuais, seguidores e números de likes. Todo mundo sabe quase tudo de todos, mas esse saber é um saber opaco, sem valor afetivo.

Com a velocidade da informação, acabamos por trocar os nossos hábitos, desconhecendo o impacto dessa mudança social. Se por um lado ganhamos em tecnologia, em inovação; por outro perdemos na qualidade dos laços afetivos que nutrimos.

A Bíblia nos relata uma importante história sobre dois amigos que viveram à sua época toda a dimensão de uma verdadeira amizade. Davi e Jônatas.
  
"E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.
E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.
" (1 Samuel 18:1-4)

Curiosamente o significado do nome Jônatas é "Jeová nos deu". E com certeza ele foi um presente para Davi, pois o amou como à sua própria alma, como seu próximo, tal qual Jesus nos ensinaria gerações mais tarde.

A Bíblia nos dá várias referências sobre o perfil de Jônatas, ao que nos ensina a sermos, em tempos como este, verdadeiros amigos das pessoas que amamos.

A partir de I Samuel capítulo 13, vemos que Jônatas já dava mostra de seu caráter, ao dividir os guerreiros com o pai, vencendo assim a guarnição inimiga e honrando seu representante. Jônatas era um guerreiro que andava armado e também tinha o seu "Jônatas", seu escudeiro (ISm14:07).

Aprendemos com este célebre personagem que "Os Jônatas" da vida real existem para os momentos de incertezas, pois sabem o valor de se estar acompanhados (ISm 14: 6, 7, 12).
Deus usa da unidade dos "Jônatas" para trazer confusão ao inimigo (ISm14:20).

Faminto, Jônatas errou por não ouvir e isso implicou em sua visão (verso 27).
"Os Jônatas" possuem coragem para assumirem os seus erros (v.43).
Os Jônatas são homens de pactos (ISm18:01). Fazem aliança, entregam tudo que possuem. Honram a aliança e trabalham a favor do amigo, usando para isso até mesmo a posição que ocupam. (ISm19:03).
Os Jônatas conhecem a vida de seus amigos e sabem usar isso para o BEM (v.4,5).
São apaziguadores (v.7). Fortalecem os amigos com boas palavras (ISm 20:02).
São leais (v.4). Acompanham nos momentos de perseguição (v.8).

Você pode pensar: Mas com alguém com o caráter igual o de Jônatas, qualquer um ia querer  se aproximar e ser amigo. E eu hei de concordar. Mas a questão é: Se Davi não tivesse um coração humilde e compassivo, certamente não veria em Jônatas o potencial que o destacou e Jônatas de igual forma, talvez não enxergaria em Davi, o outro de si mesmo. 

Quanto ao teor desses escritos, muito já foi dito, inclusive interpretações errôneas sobre o amor que Jônatas sentiu por Davi. A própria Bíblia ressalta a relação cordial que tiveram. Ao meu ver, não se tratou de uma relação íntimista, mas benevolente, ou seja, com uma disposição favorável.

Davi e Jônatas possuíam ainda algumas sábias alianças:

Aliança de entrega e amor (Ism18:03);
Aliança de reconhecimento do favor prestado (Ism20:03);
Aliança de benevolência (ISm20:16);
Aliança de honra aos segredos (ISm20:23);
Aliança de perpetuação da fé em Deus (ISm20:42).

Amizades são fórmulas onde amor, entrega e satisfação se misturam por igual, nutrindo nossas memórias e nos permitindo enxergar como somos. Quanto a isso, Jesus nos orientou:

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:14
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:14
"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34,35)
"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando" (João 15:14).

O discípulos de Jesus não são conhecidos por seus prédios suntuosos, ou por suas indústrias de entreterimento gospel, mas sim pela medida de amor que dedicam aos seus semelhantes. Jesus nos disse que seremos seus amigos a partir do momento que suas indicações fizerem sentido em nossas vidas, uma vez que o amigo ouve, o amigo se relaciona e representa o laço que o sustém.
Precisamos rever nossos conceitos.
Precisamos de amigos, precisamos ser amigos.

Um comentário:

  1. Lindo!!! Precisamos valorizar os verdadeiros Jônatas em nossas vidas, saber reconhecê-los e amá-los, nos dar por eles.

    ResponderExcluir