sábado, 28 de março de 2020

REsIsTÊNCIA: COMBUsTÍVEL PARA O PROPÓsITO






Estamos acompanhando atentos o efeito dessa pandemia que ameaça a todos. Da porta para fora a ameaça de doença se faz presente. Dá porta pra dentro reinam os pensamentos sobre a incerteza sobre o emprego, o salário, o abastecimento e a provisão dentro de casa.

Eu sei que para muitos, em uma escala menor, esse perrengue parece ser já familiar. Me entende somente quem tem que escolher qual conta acudir no mês e quem desdobra nos bicos e nas horas extras para conseguir fechar o orçamento familiar.

Mesmo diante de tantos desafios, com tantos motivos para desistir, eu e você continuamos nos renovando, sobrevivendo e resistindo a força opressora que quer nos derrubar, nos fazer desanimar e desistir.
 
Essa resistência é suficiente para nos manter mesmo na maior das dificuldades.

A Bíblia nos ensina o poder de uma palavra proferida, a qual faz  cumprir um propósito de benção ou maldição.

Com excessão dos milagres, que são experiências extraordinárias, respostas de Deus para uma situação impossível, as bençãos de Deus se concretizam sempre com uma parcela de contribuição da nossa parte.

Foi assim com Rute, que soube permanecer unida a sua sogra, mesmo diante da morte de seu marido, o que mudou sua sorte.  Foi assim com Ester, uma orfã que é levada para corte do rei, e por suportar as adversidades que o momento lhe propunha, foi exaltada e pode fazer algo a favor de seu povo.

Essa permanência diante de uma adversidade é o que chamamos de propósito.

A psicologia chama de resiliência e a compara a eficácia de uma semente que mesmo desfavorecida, guardada, abandonada, ainda mantém dentro dela, um potencial capaz de fazê-la brotar e assim, dar um novo significado á sua própria condição.

Tal analogia nos permite entender um pouco dos processos emocionais que envolve qualquer tomada de decisão. Por sermos todos sementes,  ainda que assolados pela vida, haverá dentro de nós uma força de resistência para suportar todos os problemas e dificuldades, e ao tempo certo, brotar e florescer.

lembre-se: é mais importante ter raízes do que folhas. E as raízes ninguém vê.

Há um potencial de superação em cada um de nós, uma força concentrada em forma de resistência, que nos permite navegar por entre mares agitados, dando a força mínima necessária para sobreviver e alcançar a terra firme. Estou falando do Potencial de superação!

A semente só perde seu potencial quando é desviada de sua função!  por isso é vital ter em mente o desejo de prosseguir, haja o que houver. Só assim as promessas são alcançadas e a força da vida se manifesta, para quem sabe dar valor ao grande benção da vida.

"Multiplicando em mim as inquietações, teu consolo me alegra a alma."  (salmos 94:19).

 
Mesmo diante das inquietações, saiba que Deus pode lhe dar consolo e alegria para que voce vença!





Nenhum comentário:

Postar um comentário